Abre já no próximo dia 19 de Maio, em Vila Nova de Gaia, a segunda loja em Portugal da cadeia espanhola El Corte Inglés. Num investimento de 215 milhões de euros, a nova loja dá emprego a 1.900 pessoas e espera atrair 2,5 milhões de clientes.
Com um conceito de vendas renovado, como afirmou em conferência de imprensa Pedro Gil de Vasconcelos, responsável pelas Relações Externas do El Corte Inglés, a loja de Gaia quer distinguir-se da restante oferta comercial, uma vez que “além do comércio tradicional, integra conceitos de centro comercial e fórmulas de venda em livre serviço”.
A oferta, na qual se continuam a privilegiar os produtos e fornecedores nacionais, e o serviço e o atendimento, que motivaram o investimento de 15 milhões de euros em formação do pessoal, são, de acordo com este responsável, pedras basilares da estratégia da empresa que, enquanto grande armazém, “irá competir com as grandes superfícies comerciais existentes em Gaia e arredores”. Mas a este respeito, Pedro Gil de Vasconcelos prefere mesmo que o El Corte Inglés, mais que concorrência, “seja considerado um aliado do Grande Porto”, até pelo novo fluxo de consumidores que a loja irá gerar e pela revitalização da própria zona.
Quanto às previsões de facturação para o primeiro ano de actividade, o responsável pelas Relações Externas escusou-se a adiantar valores, preferindo aguardar a publicação dos resultados.
Com 42 mil metros quadrados de área destinada à venda, a nova loja El Corte Inglés, localizada em plena Avenida da República de Gaia, tem 13 pisos, dos quais seis acima do nível do solo, um andar térreo, uma semi-cave e cinco pisos subterrâneos para mil lugares de estacionamento coberto. A oferta comercial é composta pelas áreas de Casa e Decoração, Cultura e Lazer, Alimentação e Moda, abrangendo um total de 200 departamentos especializados.
Em termos de construção, o edifício apresenta uma arquitectura moderna, em que a massa da pedra alterna com a leveza do vidro, num conceito de open space. O edifício está equipado com os mais modernos meios tecnológicos de controlo ambiental e de segurança, de forma a proporcionar um ambiente de qualidade e seguro.