Não obstante o contínuo crescimento das compras online, mais consumidores norte-americanos planeiam fazer as suas compras nas lojas físicas, de acordo com um estudo da Accenture.
A pesquisa, que inquiriu 750 consumidores adultos, constatou que 21% diz optar por comprar em loja, valor que subiu face aos 9% do estudo do ano anterior. “Os resultados indicam que os retalhistas têm aqui uma oportunidade para aumentar as vendas em loja, se melhorarem a experiência de compra”, nota Chris Donnely, diretor global da área de retalho da Accenture. “Os consumidores procura que a conveniência das compras online, como as informações sobre a disponibilidade dos produtos, também esteja presente nas lojas. As fronteiras entre os vários canais de compras estão a esbater e a boa notícia para os retalhistas tradicionais é que a loja continua a ter um papel importante”.
O estudo apurou que mais consumidores estão a tirar partido dos serviços que envolvem a loja. 19% usam o “click and collect”, recolhendo na loja o artigo que compraram online, com maior frequência que no ano anterior. Além disso, são também em maior número (14% face aos anteriores 7%) que compram na loja e pedem para entregar em casa. A Accenture concluiu também que os consumidores estão a fazer mais “webrooming” do que “showrooming” em todas as categorias de produto com excepção do alimentar.
Com a cortesia da Grande Consumo.