O saldo positivo para Portugal da troca de bens com Angola desceu 80,% nos primeiros 11 meses de 2013, quando comparado com o mesmo período de 2012, de acordo com a notícia divulgada pela Lusa.
Segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que se baseiam em números do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal, Portugal exportou, de Janeiro até Novembro do ano passado, bens no valor de 2,85 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 3,5%, tendo importado 2,63 mil milhões de euros, revelando uma subida de 64,1% face ao período homólogo de 2012.
Assim, a balança comercial favorável a Portugal encolheu-se em 80,7%, passando de 1,15 mil milhões de euros, para apenas 221 milhões, entre Janeiro e Novembro do ano passado.
Olhando para o comércio de serviços, o panorama é diferente: os valores dos primeiros 11 meses de 2013 são relativamente semelhantes aos do período homólogo de 2012, mas ainda assim nota-se uma subida percentual significativa nas importações de Angola (14,7%) face ao aumento das exportações portuguesas de serviços para Angola (3,7%). As percentagens, no entanto, "escondem" a grande diferença em termos absolutos: as exportações de serviços de Portugal para Angola totalizaram 1,24 mil milhões de euros, enquanto as importações ficaram-se pelos 157 milhões de euros.
Os dados agora divulgados confirmam a tendência do ano passado, revelando uma desaceleração das exportações de Portugal para Angola e de um forte aumento das compras portuguesas ao país africano.
Com a cortesia da Grande Consumo.