A Sonae passou a integrar o grupo de 20 instituições de referência que pertencem ao Grupo de Alto Nível para a Competitividade do Sector do Retalho Europeu, um novo grupo consultivo da Comissão Europeia (CE). A Sonae é o único retalhista português a integrar o grupo, cujo objectivo é auxiliar no desenvolvimento de políticas, que estimulem a competitividade do sector a longo prazo.
O Grupo de Alto Nível para a Competitividade do Sector do Retalho Europeu é coordenado pela Direcção Geral do Mercado Interno e Serviços e integra representantes de 20 instituições de referência na área empresarial e académica. A sua missão inclui o acompanhamento e a avaliação das medidas adoptadas no Plano de Acção para o Retalho Europeu, bem como a identificação de acções para o reforço da competitividade do sector.
O sector do retalho é fundamental para a economia europeia, contribuindo em 454 mil milhões de euros para o valor acrescentado na União Europeia, o que representa 4,3% do PIB da região. Os retalhistas europeus são responsáveis por mais de 18,6 milhões postos de trabalho, sendo indutores da actividade económica.