A defesa da sua quota de mercado durante a época de Natal levou a que as vendas, numa base comparável, da Best Buy tenham caído 0,9%, resultando numa maior erosão das suas margens.
No período de nove semanas terminado a 4 de Janeiro, as vendas caíram para os 11,5 mil milhões de dólares, 300 milhões de dólares abaixo do período homólogo de 2012. No mercado norte-americano, a queda foi de 1,5% e a nível internacional perdeu 8,1%. A nota positiva vem do negócio online, que cresceu 23,5%.
Segundo Hubert Joly, presidente e CEO da maior cadeia de electrónica de consumo do mundo, a actividade promocional antecipada e confirmada durante o fim de semana Black Friday acelerou durante todo o período de Natal. Algo que a Best Buy não previu e que lhe custou uma erosão das margens de forma a responder ao forte ambiente promocional. O responsável defende, no entanto, que as baixas de preços são essenciais à estratégia da empresa e que este investimento dará frutos no futuro.
Com base na experiência recolhida nesta época promocional, a Best Buy reiterou o compromisso de reduzir ainda mais a sua estrutura de custos, crescer online e acelerar o ritmo da sua experiência omnicanal.