A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, através do WEEE Forum, uma plataforma europeia de cooperação e debate constituída por 39 sistemas de gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), está a colaborar num projecto internacional de combate ao comércio ilegal de lixo electrónico coordenado pela Interpol.
O projecto Countering WEEE Illegal Trade (CWIT), lançado por um consórcio internacional de sete organizações, irá disponibilizar uma série de recomendações para a Comissão Europeia e as autoridades legais que as deverá auxiliar a combater o comércio ilegal de REEE. Fundado pelo sétimo Programa-Quadro da União Europeia, este projecto de investigação em segurança com a duração de dois anos reúne peritos das áreas de gestão de REEE, investigação criminal, segurança da cadeia logística e gestão de bases de dados.
Dentro deste projecto, a Amb3E será responsável por fornecer informações essenciais sobre a realidade portuguesa, como dados quantitativos sobre recolhas de REEE, bem como identificar os “stakeholders” envolvidos na indústria dos REEE no país e os mecanismos que reforçam o correcto encaminhamento destes resíduos para os canais formais.