Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas da Sonae crescem 2% nos primeiros nove meses
2013-11-21

O volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 2% para 3.467 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, suportado principalmente por ganhos de quota de mercado no negócio alimentar e pela retoma do crescimento da área de retalho especializado no terceiro trimestre do ano.

O volume de negócios da Sonae MC (retalho alimentar) totalizou 2.492 milhões de euros, 4% acima do valor alcançado no período homólogo de 2012. Este crescimento reflecte uma evolução positiva de 1,5% das vendas no universo comparável de lojas, acima da média do mercado, e foi sustentado pelo aumento de quantidades vendidas. Adicionalmente, o portfólio de marcas próprias Continente continua a ser bem aceite pelos clientes, tendo, segundo a Sonae, alcançado nos primeiros nove meses do ano uma representatividade de aproximadamente 31% nas categorias de Fast Moving Consumer Goods.

Por sua vez, a Sonae SR (retalho especializado) alcançou um volume de negócios de 827 milhões de euros. Após oito trimestres consecutivos condicionada pela retracção do consumo, a Sonae SR registou um crescimento de 1% das vendas no terceiro trimestre, beneficiando das medidas tomadas para reposicionamento da Worten, Sport Zone, Zippy e MO, traduzidas em ganhos de quota de mercado, bem como pelos sinais positivos do consumo privado desde Julho. As vendas internacionais atingiram 229 milhões de euros no conjunto dos nove meses do ano, representando 28% do total, sendo que no terceiro trimestre verificou-se um crescimento “like for like” de cinco pontos percentuais. Nos últimos três meses, a Zippy entrou em três novos países (EUA, Jordânia e Qatar) e a MO em Malta através de acordos de franchising, prosseguindo com a estratégia de desenvolvimento internacional da Sonae.

O investimento nos negócios de retalho durante os primeiros nove meses do ano ascendeu a 110 milhões de euros, aumentando cerca de 75% face ao mesmo período do ano anterior. Esta subida é essencialmente justificada pela abertura selectiva de novas lojas de retalho, incluindo um Continente Bom Dia (Matosinhos Sul), cinco Continente Modelo na Ilha da Madeira e uma Galeria Comercial em Sines que inclui um Continente Modelo, as lojas da Worten, Sport Zone, MO, Well’s e Bom Bocado, e pela remodelação das lojas Continente de Cascais e Évora, tendo por base um conceito completamente novo. A Sonae investiu também no processo de consolidação da rede de lojas da Sonae SR nos mercados internacionais que, no final dos primeiros nove meses de 2013, contava com um total de 157 lojas fora de Portugal, incluindo 41 através de acordos de franchising.

O resultado directo alcançou 130 milhões de euros, 23 milhões de euros acima do verificado no mesmo período do ano transacto, traduzindo a importante melhoria das vendas, da eficiência e da rentabilidade operacional. Em resultado desta evolução operacional positiva e dos resultados indirectos, que foram impactados pelos ganhos resultantes da fusão entre a Zon e a Optimus, o resultado líquido atribuível a accionistas atingiu 283 milhões de euros.

Até 30 de Setembro, o endividamento total líquido diminuiu para 1.397 milhões de euros, o que representa uma redução de 650 milhões de euros em relação à mesma data de 2012, em resultado da desconsolidação da Optimus, mas também devido à geração de cash-flow ao longo dos últimos 12 meses. "Hoje podemos dizer que o enorme esforço dos últimos anos de toda a nossa equipa, para aumentar a atractividade da nossa oferta e conquistar a preferência de cada vez mais clientes ao mesmo tempo que reduzíamos a nossa dívida, foi bem-sucedido. Apresentamos resultados trimestrais que conseguem aliar um crescente ritmo de desalavancagem com uma aceleração do crescimento das vendas. Claro que também nos sentimos realizados com o nascimento neste trimestre de uma empresa com posições competitivas sólidas e competência demonstrada em todos os segmentos do mercado de telecomunicações - a Zon Optimus", comenta Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos