Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

28% dos europeus não comprovam a segurança dos sites onde introduzem dados
2013-11-12

Quase 30% dos europeus introduzem dados confidenciais (incluindo dados financeiros) em páginas Web sem comprovar primeiro se estas são autênticas. Dos países da Europa, Espanha é o mais descuidado, quase o triplo da média do continente.

O país onde os utilizadores são mais precavidos é a França, onde só 9% não se certifica da segurança dos sites antes de introduzir informação pessoal. Estes são dados obtidos no estudo “Consumer Security Risk Survey 2013” realizado pela B2B Internacional para a Kaspersky Lab.

Os cibercriminosos aproveitam esta despreocupação e criam versões falsas de sites para roubar as credenciais dos utilizadores. A criação de websites falsos que imitam sites de companhias importantes para roubar dados pessoais é uma fraude bastante popular na Internet. Uma proporção importante dos sites de phishing (um em cada cinco, segundo os dados da Kaspersky Lab) é criada para roubar informação financeira.

Os utilizadores ignoram muitas vezes esta ameaça e não tomam as medidas adequadas para se proteger. De facto, o estudo revela que 24% dos europeus nunca tinha ouvido falar de soluções capazes de comprovar a veracidade de um site ou de prevenir perdas de dados.

Além disso, o estudo aponta que 62% dos inquiridos na Europa já foram pelo menos alvo de uma ameaça online aos seus activos financeiros e 41% dos que perderam dinheiro depois de um ataque online nunca o voltaram a recuperar. Portanto, os utilizadores devem ser o mais precavidos possível quando navegam e devem usar uma solução de segurança que inclua tecnologia de segurança nos pagamentos. Desde 2012, a Kaspersky Lab incorpora a tecnologia Pagamento Seguro no seu produto para utilizadores domésticos, o Kaspersky Internet Security. Esta tecnologia protege os utilizadores quando realizam transacções online.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos