As vendas do comércio a retalho em Portugal registaram, em Setembro, a maior queda (-6,2%) face a Agosto entre os países da União Europeia e agravaram a tendência negativa na comparação homóloga (-2,2%), revelou o Eurostat.
De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, em termos as vendas cresceram em 15 Estados-membros e diminuíram em sete, tendo Portugal registado a terceira maior queda (-2,2%), sendo ultrapassado apenas pela Eslovénia (-6%) e a Bélgica (-2,8%). O Luxemburgo (19,9%), a Polónia (6,5%) e a Bulgária (6,2%) foram os países com maiores taxas de crescimento na União Europeia. Globalmente, o índice de vendas do comércio a retalho aumentou 0,3% na Zona Euro e 0,8% no conjunto da União Europeia.
Comparativamente ao mês anterior, em Setembro, o volume de vendas do comércio a retalho baixou 0,6% na Zona Euro e 0,3% na União Europeia. Na comparação mensal, Portugal, com -6,2%, liderou a lista dos 13 com resultados negativos, à frente da Eslovénia (-4%) e da Espanha (-2,5%).