Relatório da McAfee revela que falta de especialistas de segurança qualificados coloca empresas em risco
De acordo com o último relatório da McAfee, as empresas estão mais vulneráveis em matéria de segurança devido à falta de especialistas qualificados para trabalhar com as novas políticas globais de conformidade.
O estudo da McAfee foi conduzido por Jonathan Liebenau, especialista em sistemas de informação do Department of Management da London School of Economics (LSE). O trabalho de campo envolveu a realização de várias entrevistas a directores de IT, especialistas de segurança, CIO’s e CFO’s em grandes empresas de serviços financeiros em toda a Europa, Ásia e América do Norte. O objectivo era apurar como estas empresas avaliam e dão prioridade aos riscos de segurança.
Os inquiridos revelam que as empresas estão mais vulneráveis aos riscos relacionados com a reputação, uma vez que os seus recursos não estão preparados para aplicar a nova legislação de conformidade imposta mundialmente. O estudo indica que algumas empresas confiam num número muito limitado de especialistas para gerir os riscos de segurança da informação e compreender as questões de conformidade. As empresas que perdem estas capacidades internas, lutam regularmente para encontrar substitutos no mercado de trabalho ou através de outsourcing.