Viagens e lazer, telemóveis e electrodomésticos no topo das intenções de compra dos portugueses
A aquisição de viagens e lazer mantém-se no topo das intenções de compra dos portugueses para os próximos meses, com 23%, apesar de ter decrescido três pontos percentuais relativamente a 2012. Os telemóveis ocupam o segundo lugar em ex aequo com os electrodomésticos, ambos com 8%.
De um modo geral, as tendências de consumo baixaram em quase todos os itens analisados pelo Observador Cetelem. Destacam-se os smartphones e os tablets que aparecem pela primeira vez na análise e apresentam um número razoável de inquiridos a afirmar que têm intenção de comprar um “gadget” deste género (7% e 6%, respectivamente). “As baixas intenções de compra por produto confirmam que os portugueses antecipam um final de ano difícil para o seu orçamento. São também uma confirmação de que o consumidor nacional adoptou uma abordagem racional do consumo, moderando as suas compras perante um processo de retoma constantemente adiado e passou a dar preferência aos desejos mais facilmente realizáveis”, defende Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem em Portugal.
Os consumidores do centro do país surgem no estudo como os mais prudentes e com as intenções de compra mais baixas (13% pretendem adquirir viagens/lazer, 5% equipamento desportivo e 4% telemóveis). Em todos os itens, as intenções dos portugueses desta zona do país são inferiores à média nacional. Por outro lado, os residentes a norte são os que demonstram maiores tendências de consumo (32% lazer/viagens, 10% telemóveis e 9% electrodomésticos).