A inovação feita no sector do retalho, em Portugal, vai ser pela primeira vez distinguida, através do “Prémio Excelência – Inovação no Retalho”, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Através destes galardões, as empresas terão oportunidade de mostrarem o seu investimento em inovação ao nível dos produtos e marcas, do serviço ao cliente e da sustentabilidade.
Na categoria de “Inovação de produto e de marca” podem candidatar-se produtos e marcas inovadoras nas suas categorias que proporcionem valor, bem-estar e conveniência ao consumidor. Na categoria de “Inovação no serviço ao cliente” estarão em avaliação empresas de serviços e produtos que criam excelência no serviço ao cliente e memoráveis experiências de compra nas lojas, online, nos social media, cobrindo a realidade da omnicanalidade actual e futura. Já no grupo da “Inovação na sustentabilidade” serão distinguidos processos desenvolvidos pelo retalho e empresas parceiras que contribuam para a redução da sua pegada ecológica e para promover o consumo sustentável.
A atribuição dos prémios será decidida por um júri independente, presidido por Marcelo Rebelo de Sousa.
As candidaturas serão abertas a 30 de Novembro, sendo a entrega dos prémios feita durante o quinto Congresso da Distribuição Moderna, a decorrer entre 25 e 26 de Março, no Museu do Oriente, em Lisboa.