Menos de nove por cento dos produtos de marca própria (MDD) são fabricados por líderes da indústria, segundo um estudo da Esade Brand Institute, que analisou cerca de seis mil referências em 80 categorias de produto de oito cadeias espanholas.
Carrefour, Alcampo, Eroski e Mercadona acumulam 59 por cento do total de referências de MDD, com quotas semelhantes de 15 por cento. O Lidl, com uma quota de nove por cento, e o DIA, com oito por cenrro, contam com um portfólio mais limitado. Porém, é no El Corte Inglés e Hipercor que se contam mais referências de MDD produzidas por fabricantes de marcas líderes, superando 14 por cento do total em cada uma das insígnias. No extremo oposto estão o Alcampo (3,6%), Lidl (5,4%) e Eroski (6,4%).
Outra das conclusões do estudo é que apenas 4,5 por cento dos 1.066 fabricantes de MDD são fabricantes de marcas líderes. Dos 130 fabricantes de marcas líderes analisados, 70 por cento não produzem MDD na categoria que lideram. Em categorias representativas como as conservas de peixe, queijos ou bolachas, a percentagem de marcas líderes que também produz MDD não ultrapasssa os três por cento, enquanto nos iogurtes, peixe congelado e conservas vegetais os quatro por cento.Já no caso dos produtos de drogaria e perfumaria, em 75 por cento das categorias, nenhum dos fabricantes de marcas líderes faz MDD.
Com a cortesia da Grande Consumo.