Papelarias e hiper/supermercados são locais de eleição para compras de regresso às aulas
Uma esmagadora maioria dos consumidores portugueses opta por fazer as compras de regresso às aulas em papelarias (91%) e hiper/supermercados (75%), revela um estudo do Observador Cetelem, recentemente apresentado.
Apenas 12 por cento dos consumidores afirma que o pretende fazer através da Internet. Um número residual de inquiridos (5%) mostra ainda intenções de comprar por catálogo ou venda directa.
Comparativamente a anos anteriores, o estudo mostra que as intenções de compra através da Internet estão a subir (2011: 7%; 2012: 8% e 2013: 12%). A compra pela Internet verifica-se com maior incidência entre os inquiridos que ainda estão a estudar: os 16 por cento do ano transacto passaram a 30 por cento no presente. No entanto, a maioria destes inquiridos continua a dar preferência às papelarias e hiper/supermercados (89% e 68%, respectivamente).
No que toca ao momento da compra, 44 por cento espera fazê-lo num único momento e 54 por cento conta comprar o material escolar ao longo do ano. No que diz respeito aos inquiridos que estudam, os comportamentos são diferentes. Uma grande maioria (75%) prefere fazer as compras em momentos diferentes e poucos (25%) optam por fazê-lo apenas num único momento.