A PHC anunciou a actualização e adequação legal das suas soluções PHC CS e PHC FX ao novo Regime de IVA de Caixa, que vai entrar em vigor no dia 1 de Outubro, para que as empresas possam estudar e avaliar atempadamente os reais benefícios que estas novas regras podem trazer para o seu negócio.
O Regime de IVA de Caixa vai permitir às empresas procederem à entrega do IVA ao Estado apenas após a boa cobrança das facturas emitidas aos clientes. Esta medida, oficializada pelo Decreto-Lei n.º 71/2013, tem um carácter facultativo e visa melhorar as condições de tesouraria das empresas nacionais.
Para melhor integrar os seus clientes neste novo quadro legal e simplificar todo o processo, a PHC disponibiliza uma calculadora que permite às empresas simularem, de uma forma rápida, os ganhos/benefícios que podem obter. Para optimizar a leitura dos dados, esta calculadora exibe os resultados num gráfico que mostra a diferença da tesouraria líquida, com e sem o regime de IVA de Caixa.
Para além disto, a empresa nacional procedeu a uma série de actualizações nos seus produtos. As principais alterações foram realizadas no PHC Gestão CS e PHC Contabilidade CS, entre as quais se destacam desenvolvimentos com análises adaptadas, um novo ecrã de integração de dados que indica quais as dívidas que têm a exigibilidade do IVA a vencer, novos layouts de impressão com esta informação disponível, entre outras.
O plano de contas incluído no PHC CS será modificado para incluir de base as contas específicas para a configuração correta do CSNC de vendas e compras.
A PHC informa ainda os seus clientes que a dedução do IVA passa a ser possível com base na factura-recibo ou no recibo comprovativo de pagamento aos fornecedores. Estão abrangidas os sujeitos passivos de IVA cujo volume de negócios do ano civil anterior seja igual ou inferior a 500 mil euros, os que estejam registados para efeitos de IVA há pelo menos 12 meses e que tenham a sua situação tributária regularizada.
É possível obter mais informação sobre este tema em phc.pt ou inscrevendo-se no webcast que a empresa realiza gratuitamente no dia 18 de Setembro.
Com a cortesia da Grande Consumo.