A Sonae Sierra concluiu o primeiro semestre de 2013 com um lucro líquido de 29,5 milhões de euros, sete menos que no mesmo período do ano passado, devido, de acordo com o player, ao impacto da venda do centro comercial Münster Arkaden (Alemanha) e três outros centros não estratégicos no Brasil.
Além disso, o EBITDA situou-se em 56,4 milhões de euros, o que representa um decréscimo de dois por cento em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, "num momento como o presente, em que muitos factores afectam nossos negócios além do nosso âmbito da responsabilidade de controle, destaca-se o crescimento com o qual estamos a implementar a nossa estratégia, limitando os riscos de negócio à medida que continuamos a melhorar e agregar valor aos nossos activos".
Na Europa, as vendas nos shoppings administrados pela Sonae Sierra diminuíram 3,5 por cento em relação ao mesmo período de 2012, apesar de no Brasil terem subido 4,2 por cento. A taxa de ocupação global do portfólio de centros comerciais foi de 93,6 por cento, 2,4 por cento menos que no mesmo período de 2012.
Quanto às aberturas no primeiro semestre, a Sonae Sierra reforçou a presença no Brasil com a abertura, em Maio, do Boulevard Londrina Shopping, sublinhando o investimento em Portugal para a aquisição de 100 por cento do CascaiShopping e expansão do AlgarveShopping.
Para o segundo semestre de 2013, a Sonae Sierra pretende abrir o shopping Passeio das Águas Shopping, localizado na cidade brasileira de Goiânia (Goiás), que terá 277 lojas em 80 mil metros quadrados de ABL, nos montantes de investimento para 167 milhões de euros. Além disso, também pretende abrir o shopping Hofgarten Solingen, na Alemanha, que representa um investimento de 120 milhões de euros.
Com a cortesia da Grande Consumo.