O retalhista sul-africano SPAR vai abrir a sua primeira loja em Angola. O ponto de venda irá localizar-se, de acordo com a Bloomberg, em Luanda, estando a sua abertura prevista nos próximos seis meses.
Os produtos disponibilizados neste ponto de venda terão como origem o mercado doméstico da SPAR, que irá responsabilizar-se por todo o apoio logístico, mas está também previsto o recurso a fornecedores locais. Nesta primeira incursão no mercado angolano, a SPAR vai trabalhar com um parceiro local.
Os retalhistas sul-africanos estão a expandir-se para outros países do continente africano, face às maiores dificuldades encontradas no seu mercado de origem, onde a concorrência se está a intensificar. A Shoprite Holdings, o maior retalhista da África do Sul, abriu a sua primeira loja em Luanda em 2003 e tem 153 supermercados fora do mercado doméstico, em 16 países africanos. Outro concorrente da SPAR, a Massmart Holdings, detida pela Wal-Mart, possui 44 lojas fora do seu país e planeia intensificar a sua expansão. Nota ainda para o Carrefour que em parceria com a CFAO pretende abrir lojas em oito geografias africanas.
A SPAR já possui lojas na Suazilândia, Moçambique e Botswana. Detém ainda 35 por cento da SPAR Zimbabué, que se está a expandir para a Zâmbia.
Com a cortesia da Grande Consumo.