Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Nespresso e Samsung entre as marcas mais reputadas para os portugueses
2013-07-19

Em 2013, os portugueses elegem a Super Bock como a marca mais reputada com um índice de reputação de 85,44 por cento, segundo os resultados do Marktest Reputation Index 2013. Em segundo lugar vem a marca Nespresso, seguida da Sagres, TAP e Samsung, ficando assim definido o Top 5 de acordo com o MRI.

A Super Bock lidera em três grandes eixos: “word of mouth (é a marca sobre a qual ouvem falar de uma forma mais positiva), confiança e que detém uma imagem mais positiva, alcançando pontuações entre os 83 e os 85 por cento. De assinalar ainda que o segundo lugar nestes três indicadores em avaliação é ocupado pela marca Nespresso, que é, também, a marca que lidera o “ranking” dos clientes mais satisfeitos e das marcas mais recomendadas pelos clientes.

Neste estudo, onde foram recolhidos seis indicadores (familiaridade, credibilidade, imagem, “word of mouth” (WOM), satisfação e recomendação das marcas), os CTT assumem-se como a marca mais familiar para os portugueses, logo seguidos do Continente e da EDP.

As 84 marcas analisadas foram distribuídas por categorias num total de 17, cada uma com um “ranking” específico: na Banca a Caixa Geral de Depósitos, no Café em Cápsulas a Nespresso, nas Cervejas a Super Bock, nos Classificados Generalistas Online a OLX, na Distribuição Postal os CTT, nos Electrodomésticos a Samsung, na Electrónica de Consumo a Fnac, nas Energéticas a Galp Energia, na Grande Distribuição o Continente, na Internet de Banda Larga Móvel a Vodafone, na PayTV a Zon, na Rádio a Rádio Comercial, nos Seguros a Medis, na Televisão a SIC, nos Transportes a TAP e, por fim, na Voz Móvel a Vodafone.

Olhando para outros campos de análise, o MRI 2013 mostra, ainda, que para os homens a marca mais reputada é a Super Bock, seguida da TAP e da Sagres. Para as mulheres, a Super Bock também lidera o “ranking”, mas segue-se a Nespresso, elegendo em terceiro lugar a Rádio Comercial.

Em termos de reputação por faixa etária, conclui-se que os jovens portugueses entre os 15 e os 24 elegem como marca portuguesa a Rádio Comercial, seguido da Super Bock e da Nespresso. Analisando o segmento sénior, ou seja indivíduos com mais de 64 anos, a TAP é a empresa mais reputada, seguida da Super Bock e em terceiro os CTT.

Analisando o MRI 2013 por regiões, na Grande Lisboa a marca Nespresso lidera seguida de Sagres e Super Bock. No Grande Porto ficou em primeiro a Super Bock, em segundo a TAP e em terceiro a marca Continente. No Litoral Norte a marca mais reputada é também a Super Bock, seguida da Nespresso e Rádio Comercial. Já no Interior Norte a Super Bock também lidera mas em segundo encontra-se a Samsung e em terceiro Nespresso. No Litoral Centro os portugueses elegem Sagres como marca mais reputada, seguida da Super Bock e depois Nespresso. Por fim no Sul do país, a Sagres é a marca mais reputada, seguida da RFM e em terceiro da Super Bock.

Em termos de segmentação por classes sociais, no segmento A/B lidera Super Bock, seguida da Nespresso e em terceiro Sagres. No segmento C1 volta-se a encontrar Super Bock em primeiro lugar, seguida da TAP e da marca Sagres. Por fim, no segmento C2/D, no primeiro lugar encontra-se de novo SuperBock, seguida da Nespresso e em terceiro a Rádio Comercial.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos