Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Trocas e sites de compras em grupo são tendências do consumo em Portugal
2013-07-18

O consumo cooperativo é uma tendência cada vez mais vincada nas intenções de comportamento de consumo dos portugueses: 75 por cento afirma que pretende fazer trocas de produtos/serviços nos próximos anos e 81 por cento pretende recorrer a sites de compras de grupo, revela o Observador Cetelem.

Os consumidores europeus adoptam a moda da compra em grupo. Em Portugal, apenas 43 por cento dos consumidores afirma não utilizar este tipo de serviço. Num futuro próximo, somente 19 por cento não pretende aceder.

No entanto, o consumo colaborativo assume outras formas, como por exemplo bolsas de permuta de pequenos serviços entre amigos ou vizinhos. Esta ainda é uma prática marginal na Europa: 17 por cento declara já permutar serviços de reparação, embora 40 por cento admita que nunca o fará, seja por falta de confiança ou de tempo para dedicar a pequenos serviços, mas também por pudor. Relativamente à adopção desta prática no futuro, perto um terço dos europeus admite que poderá começar a fazê-lo. Para além dos serviços de reparação, outros domínios suscitam o interesse dos europeus, nomeadamente o "babysitting", bricolage, jardinagem, entre outras actividades para as quais é aconselhável dar uma ajuda e receber de volta um pequeno serviço.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos