A Auchan e o Pingo Doce conseguiram aumentar a sua penetração no primeiro semestre de 2013, atraindo mais lares portugueses, mais 1,6 pontos percentuais (pp) e mais 0,4 pp, respectivamente, segundo dados Kantar Worldpanel.
Os mesmos dados revelam que, em contrapartida, o Continente perdeu 0,7 por cento, mantendo uma penetração de 78,3 por cento neste semestre. Idêntica redução ligeira de penetração para o Intermarché, que chegou a 38,2 por cento dos lares.
Neste contexto, há importantes diferenças de desempenho entre as insígnias ao nível da frequência de compra. O Pingo Doce aumentou 8,6 por cento a sua frequência de compra, sendo o maior incremento do mercado. Porém, em cada cesta, o volume comprado em todas as insígnias sofreu quebras. Esta queda é menor no caso do Pingo Doce (-1,1%) e mais acentuada no E. Leclerc (-13,4%).
O canal tradicional apresentou um comportamento distinto, conseguindo aumentar a quantidade por ato de compra, apesar de perder compradores e de perder frequência de compra.
Com a cortesia da Grande Consumo.