Google, Worten e Samsung estão entre as marcas mais relevantes em Portugal, segundo o estudo MeaningfulBrands”, desenvolvido pelo Havas Media Group, onde grande parte das marcas do Top 12 estão ligadas à tecnologia.
O estudo revela que, das marcas analisadas em Portugal, apenas 11 por cento são avaliadas como relevantes. Ou seja, 89 por cento das marcas poderia desaparecer sem a maioria dos consumidores sentir a sua falta. Segundo o mesmo estudo, unicamente cinco por cento das marcas são reconhecidas pelos entrevistados como contribuindo decisivamente para a qualidade de vida.
À semelhança de em 2012, o sector melhor valorizado quanto à sua relevância é o de Alimentação & Bebidas, logo seguido do de Retalho, ambos com grande protagonismo ou visibilidade na vida quotidiana dos consumidores. De notar a crescente importância da área das Telecomunicações e TIC, que ganharam importância face aos Bens de Consumo. As marcas ligadas à tecnologia estão a tornar-se cada vez mais relevantes, não só por permitirem passar momentos agradáveis e por tornarem a vida mais fácil, mas também porque ajudam a socializar e a ligar aos outros.
No "ranking" global, a Mimosa assume a primeira posição, seguida pela Google, Compal, Continente e Olá que compõem o top 5. De seguida, surgem a Worten, Nívea, Nestlé, Samsung, Delta, Nike e Danone.