No ano em que celebra o seu 18.º aniversário, o Lidl lançou a primeira pedra daquele que vai ser o novo edifício da sua sede em Portugal. Localizada em Sintra, a nova sede é um “projecto verde” que vai usar os recursos da natureza como principal fonte de energia.
Com este eco projecto, cujo orçamento ronda os 15 milhões de euros, o Lidl pretende obter uma excelente classificação ambiental, não só no que se refere à utilização das energias renováveis mas, também, ao tratamento de resíduos e à organização dos espaços verdes. Prova disso é o facto da construção começar pelos espaços verdes e não pelo betão.
O novo edifício, onde vão trabalhar cerca de 250 colaboradores dos serviços centrais, vai ficar localizado num terreno contíguo ao da actual sede, com 42.000 metros quadrados e com uma área de escritórios de cerca de 10 mil metros quadrados. As obras de construção agora iniciadas deverão estar concluídas até ao fim do próximo ano. Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, “o projecto representa um desafio para a Administração Pública portuguesa, que tem de ser célere no desbloqueamento de burocracia, por forma a facilitar o investimento estrangeiro em Portugal”.
A nova sede foi pensada de forma a reforçar o bem-estar e o conforto dos colaboradores. Por isso, integra uma vasta área de lazer para uso exclusivo dos funcionários. Para o administrador do Lidl responsável pela Área de Infraestruturas, Aquisição de Bens e Serviços e Logística, Milton Rego, "este investimento num edifício verde reflecte a aposta da cadeia na sustentabilidade ambiental e na satisfação e conforto dos colaboradores”.
Desde 1995, data da abertura das primeiras lojas do Lidl em Portugal, o grupo já investiu mais de mil milhões de euros no país. Durante este ano, prevê investir mais 45 milhões de euros (o que representa um aumento de 25 por cento comparativamente ao ano anterior) e criar ainda 60 novos postos de trabalho. Este investimento, onde se inclui parte da construção da nova sede, será também aplicado para o melhoramento, renovação e ampliação do actual parque de lojas Lidl e respetivas infraestruturas logísticas.