Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mais de um em cada cinco portugueses não em meios para consumir actualmente
2013-06-24

Apenas 18 por cento dos consumidores em Portugal afirma que continua a dispor de meios para consumir. Uma esmagadora maioria (82%) declara que já não possuem meios para o fazer e, destes, 24 por cento atesta que não tem mesmo qualquer tipo de meio para consumir. Esta análise faz parte de um estudo do Barómetro Europeu do Observador Cetelem.

16 por cento dos consumidores portugueses tem meios para consumir e disfrutar, mas sustenta que não tem particularmente vontade de o fazer. Esta ausência de desejo está também patente entre os britânicos (28%), italianos (23%), franceses (21%) e espanhóis (18%). Segundo o estudo, "a falta de vontade resulta sobretudo de uma opção do consumidor e não deve ser considerada como um desinteresse dos europeus pelo consumo. Com efeito, os motivos avançados pelos consumidores que declaram “ter os meios para consumir, mas não a vontade” revelam essencialmente uma abordagem racional ao consumo".

De entre as justificações que os portugueses apresentam para não ter vontade de consumir, apesar de terem meios, destaca-se a poupança (11%). Uma percentagem residual de inquiridos (2%) refere que já tem conforto suficiente, bem como excesso de equipamento. Também dois por cento dos inquiridos defende que “continuar a consumir no contexto actual de crise não lhes parece muito ético”. Nenhum dos consumidores inquiridos em Portugal apontou as limitações no consumo como sinal de respeito pelo planeta e pelo ambiente ou até o desinteresse real pelo consumo.

Neste estudo, destaca-se ainda a Alemanha, Bélgica, Reino Unido por apresentarem uma percentagem mais elevada do que a média europeia de consumidores que consideram ter meios para consumir.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos