Um em cada três consumidores europeus mudaria de loja se o processo de compra fosse mais rápido, económico e fácil que no seu ponto de venda habitual, revela um estudo da IRI.
Este mesmo trabalho indica que a actual situação económica e as expectativas desfavoráveis quanto à melhoria estão a motivar os consumidores a gerir ainda melhor os seus gastos.
A experiência de compra, o preço e a promoção são mais relevantes no actual ambiente económico, que faz com que 41 por cento dos consumidores considere que a sua situação irá piorar nos próximos meses, obrigando-os a um controlo ainda mais apertado ao preço.
Além disso, nove em cada dez consumidores pensam que os preços subiram consideravelmente no ano passado, o que leva 73 por cento dos europeus a evitar compras desnecessárias, 50 por cento a reduzir a frequência de compra e 62 por cento o gasto em cada visita à loja
O estudo indica também que 64 por cento dos consumidores adere mais às marcas da distribuição e 73 por cento dedica mais tempo a planear a compra. As promoções são seguidas por 80 por cento dos clientes, com o folheto a manter-se como a principal fonte de informação para 69 por cento.
No último ano, 37 por cento dos consumidores europeus mudou a sua loja habitual.
Com a cortesia da Grande Consumo.