O Carrefour está a reorganizar a sua operação no Médio Oriente, com a cedência de 25 por cento da sua filial ao “franchisado” Majid Al Futtain Holding, por 530 milhões de euros.
O retalhista anunciou que, não obstante, vai permanecer na região, tendo simultaneamente reforçado a sua parceria exclusiva com o grupo, estendendo-a até 2025 e a novos formatos e geografias.
Parceiros desde 1995, o Carrefour e a Majid Al Futtaim exploram 50 hipermercados e 44 supermercados em vários países do Médio Oriente e Norte de África e Ásia central, através da filial Majid Al Futtaim Hypermarkets.
O Carrefour já tinha, em Abril, reorganizado a sua presença na Turquia, vendendo, por um montante não revelado, 12 por cento da sua filial no país ao parceiro Sabanci Holding. O retalhista tem vindo a sair de várias geografias – Indonésia, Malásia, Colômbia, Grécia e Singapura -, estratégia que visa o desinvestimento das actividades menos rentáveis, para canalizar os recursos e concentrá-los nos países desenvolvidos e alguns países emergentes.
Com a cortesia da Grande Consumo.