A Sonae foi uma das empresas em destaque no “Retail Fraud 2013”, um dos principais eventos mundiais sobre fraude no sector do retalho e que decorreu em Londres com a presença de mais de 650 participantes de todo o mundo.
A Sonae demonstrou como a tecnologia facilitou a implementação de um programa de auditoria contínua que contribuiu para evoluir de uma abordagem reactiva para uma abordagem proactiva na prevenção de fraude no retalho.
A participação da equipa de auditoria interna da Sonae como oradora convidada, pelo segundo ano, teve como tema “Tackling the new Challenges of Loss Prevention with new tools” (Enfrentar os Novos Desafios de Prevenção de Perdas com Novas Ferramentas). A conferência contou com a participação de empresas e organizações de todo o mundo, destacando-se no sector do retalho, empresas como Sainsbury´s, eBay, Ryman, Iceland e Office Depot; na área das tecnologias de informação WeDo, Honeywel, B2B e Cardinal Group e na vertente da segurança a National Fraud Authority, Metropolitan Police, Home Office e Bank of England.
O valor de perdas no retalho mundial, incluindo fraude, supera os 90 mil milhões de euros de acordo com o Global Retail Theft Barometer. A Sonae é um exemplo internacional de boas práticas que foi novamente reconhecido na conferência. Orlando Sousa, director de auditoria interna da Sonae, afirma que “em momentos de contracção económica o risco de fraude aumenta, pelo que é necessário reforçar os processos de auditoria para avaliarmos se o ambiente de controlo funciona com a eficácia esperada. Devido ao elevado volume de transacções que caracteriza o sector do retalho, a única opção hoje em dia para combater a fraude é através da auditoria contínua e com recurso ao uso de tecnologias de informação.”
A Sonae adoptou várias tecnologias na implementação do seu programa de auditoria contínua, entre elas o RAID:Retail 7.0 da WeDo Technologies, que permite uma abordagem proactiva na detecção de possíveis casos de fraude, fruto da monitorização contínua dos diferentes sistemas que suportam o negócio. “Estas tecnologias têm desempenhado um importante papel no sucesso da Sonae na prevenção do risco de fraude”, avança Orlando Sousa.