A Autoridade da Concorrência deu luz verde à execução do contrato celebrado pela Sonae MC com o grupo Sá para o trespasse de nove lojas localizadas na ilha da Madeira.
Segundo o Público, a decisão, que viabiliza a expansão da cadeia de supermercados Continente na ilha, surge na sequência da aprovação do Plano Especial de Revitalização (PER) da empresa madeirense pela maioria dos credores. "A Autoridade da Concorrência adoptou uma decisão de não oposição na operação de concentração, por considerar que a compra, por meio de trespasse, de nove hipermercados Jorge Sá pela Modelo Continente Hipermercados SA, empresa do grupo Sonae, não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva no mercado retalhista de base alimentar nos formatos hipermercado, supermercado e lojas discount na Madeira", avança o jornal.
O Plano Especial de Revitalização da empresa detentora da rede de supermercados Sá foi aprovado pela necessária maioria de dois terços dos credores. Votaram cerca de 86 por cento dos 1.270 credores reconhecidos, que reclamam créditos na ordem dos 110 milhões de euros. A generalidade dos trabalhadores votou a favor deste plano, assim como os bancos, a Segurança Social e o Estado.
Ao notificar a Autoridade da Concorrência, em Março passado, a Sonae MC informou que vai assegurar os cerca de 500 postos de trabalho nos nove estabelecimentos a trespassar e reforçar a sua posição naquele mercado. Dos actuais oito estabelecimentos comerciais, a Sonae passa a deter 17 unidades. As nove lojas distribuem-se pelos concelhos do Funchal (Santo António, São Martinho e Seminário), Ribeira Brava, Câmara de Lobos (Estreito de Câmara de Lobos), Santa Cruz (Camacha e Santa Cruz), Machico e Santana. Na posse da Jorge Sá continuarão 14 lojas, de pequena e média dimensão.