Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Amazon clarifica estratégia para os electrodomésticos
2013-05-07

A Amazon está a rever a sua estratégia de venda de grandes domésticos. Em França, a “gigante” do comércio electrónico suspendeu a comercialização destes produtos, que ainda estão, no entanto, disponíveis aos internautas gauleses através do seu “marketplace”.

Neste sentido, a Amazon clarifica que não vai deixar de vender totalmente os electrodomésticos. Os consumidores poderão continuar estes equipamentos através da Amazon, com a ressalva de que as transacções serão feitas através de terceiros.

Esta nova estratégia da Amazon configura uma resposta ao contexto de forte queda do mercado francês de electrodomésticos. No primeiro trimestre, o mercado caiu, em termos de “sell-in” (vendas dos fornecedores aos distribuidores) cerca de oito por cento, mantendo a tendência de deterioração constante sentida desde Agosto de 2011.

Os fabricantes apontam ainda uma segunda razão para esta decisão da Amazon, a da concorrência de “pesos-pesados” no mercado francês, como a Cdiscount, que a retalhista norte-americana de comércio electrónico não conseguiu contrariar. Acrescente-se os custos logísticos mais elevados, comparativamente aos pequenos domésticos, e pode explicar-se um problema de rentabilidade num sector onde a Amazon não tinha ainda atingido massa crítica.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos