Com um valor sem precedentes de 32 milhões de metros quadrados de espaço de centros comerciais actualmente em construção a nível mundial, o sector irá crescer 15 por cento este ano, de acordo com os últimos dados da CBRE.
A actividade de desenvolvimento está fortemente concentrada nos mercados emergentes, com a China a aglomerar mais de metade do espaço em construção. Sete dos dez mercados mais activos a nível mundial estão na China. Outras geografias em substancial expansão são Istambul, Moscovo, São Peterburgo, Abu Dhabi, Nova Deli, Kiev, Hanoi e Kuala Lumpur.
O rápido crescimento de novos centros comerciais nos mercados emergentes, por oposição aos mercados maduros, é atribuído ao crescimento da classe média, à urbanização das grandes cidades e à procura, por parte do consumidor, por retalho de melhor qualidade.
Na Europa, o desenvolvimento de centros comerciais em 2012 aumentou 10 por cento, mas 72 por cento dos novos projectos localizavam-se na Europa de Leste. Istambul foi o mercado europeu mais activo, com sete novas aberturas. Desempenho que repetirá nos próximos anos, com 32 novos “shoppings” em construção.