Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Hipers lideram vendas de gasolina e gasóleo em 2012
2013-04-17

Pelo segundo ano consecutivo, os postos de abastecimento da distribuição moderna lideraram as vendas, em volume, de combustíveis, revela um estudo da Kantar World Panel. Em 2012, a quota de mercado dos hipermercados chegou aos 34 por cento nas vendas de gasóleo (face aos 32 por cento da Galp) e aos 30 por cento na gasolina (26 por cento na Galp).

No total do segmento dos consumidores particulares, incluindo o GPL/Gás, a quota de mercado dos supers e hipers fixou-se nos 31,6 por cento, à frente dos 30,6 por cento alcançados pela Galp, que ocupa a segunda posição.

Relativamente aos dados trimestrais, nos últimos três meses do ano de 2012, os postos da distribuição moderna mantiveram a liderança no gasóleo (34,5%) e na gasolina (29,4%).

A tendência geral do mercado continua a ser de queda no consumo, com uma diminuição de quatro por cento em 2012 face ao ano anterior. Esta redução deve-se ao facto dos consumidores abastecerem menos litros cada vez que vão às bombas de combustíveis. O volume médio por abastecimento caiu também quatro por cento em 2012.

Ao nível dos preços, as diferenças são cada vez mais significativas, chegando a ultrapassar os 16 cêntimos (na gasolina e gasóleo). Para a directora geral da APED, Ana Trigo Morais, “os postos da distribuição moderna foram os únicos a ganhar clientes em 2012, o que vem também reforçar a importância do sector enquanto 'player' activo no segmento para particulares do mercado dos combustíveis. Promovem o seu dinamismo e estimulam a concorrência, beneficiando assim consumidores que, cada vez mais, se vêm confrontados com a necessidade de restringir o número de abastecimentos e o volume de cada abastecimento, face ao contexto de crise”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos