A grande maioria dos portugueses gasta por ano entre 100 a 300 euros por ano em fotografia, revela um estudo da Dreambooks, numa consulta que fez a 2.242 consumidores de fotografia, entre Janeiro e Março.
Segundo Diogo Teixeira, director de marketing da LFM Corporate, que detém a Dreambooks, estes valores estão directamente ligados à componente sentimental. “Com base na actual conjuntura económica, apenas conseguimos justificar estes dados aliando-os ao valor afectivo da fotografia, ou seja, apesar das fortes dificuldades financeiras que se têm vindo a sentir no poder de compra dos portugueses, a fotografia continua a assumir um papel muito importante na vida de cada um”, explica.
Neste estudo, verifica-se, ainda, que 54 por cento dos inquiridos prefere os canais de compra tradicionais (centros comerciais e lojas de rua) e 38 por cento recorre a ferramentas online (sites da marca de produtos fotográfico e sites de descontos).
Confrontados com a possibilidade de dividir um orçamento de 100 euros na compra de produtos fotográficos, os inquiridos deram destaque à compra de álbuns digitais (50 por centodo orçamento), seguindo-se os artigos de decoração e impressão de fotos. Os inquiridos elegeram também dois temas preferenciais na criação destes álbuns, sendo que o tema "família" registou 57 por cento das preferências, seguindo-se o tema "viagens" com 54,8 por cento.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Dreambooks, o consumidor de produtos fotográfico é maioritariamente feminino (68,4%) e tem entre 25 e 44 anos (79%).