A Sonae foi condenada a pagar uma multa de cerca de 37 mil euros por vendas com prejuízo, confirmou ao SOL a Autoridade da Concorrência (AdC).
O processo refere-se a uma investigação feita pela AdC, em Março de 2012, aos preços de mais de 70 produtos incluídos num folheto do Modelo e do Continente após uma queixa da ASAE. Quando terminou a investigação, em Julho passado, a AdC concluiu que, nos supermercados Modelo, cinco produtos tinham sido vendidos com prejuízo (leite de marca própria, massa cotovelos, laca, atum e esparguete) e que no Continente tinham sido detectadas duas contra-ordenações do mesmo tipo, no leite e no atum. Apesar de a Sonae ter impugnado a decisão da AdC, no final de Fevereiro o tribunal deu razão ao regulador e confirmou a condenação, ainda que aligeirando a pena.
2012 foi o ano em que deu entrada na AdC o maior número de processos por vendas com prejuízo, nos últimos três anos. O SOL avança que, não obstante as condenações, as entidades reguladoras têm vindo a alertar para a necessidade de rever as coimas aplicadas à venda de produtos abaixo do preço de custo, para que tenham em conta o volume de negócios das retalhistas e sejam mais dissuasoras. O Governo está a rever o diploma que regula esta prática, podendo aumentar as multas, que agora não ultrapassam os 30 mil euros, para um máximo de 2,5 milhões de euros.