A Darty pretende fechar com urgência um acordo para a venda do seu negócio em Espanha antes do final de Abril. Segundo noticiam os meios de comunicação espanhóis, a insígnia propriedade da Kesa Electricals terá feito uma proposta à Worten para a venda das suas lojas. A urgência da medida impõe-se como tentativa para assegurar a continuidade do negócio, mesmo que nas mãos de um concorrente.
Os maus resultados dos últimos exercícios precipitaram a decisão de vender o negócio espanhol a um concorrente, como a Worten, para tentar evitar ter de aceitar a oferta de fundos de investimento, como a Oaktree ou Anchorage, avançam fontes próximas do processo. Já em Novembro passado, a Darty tinha trespassado o seu negócio italiano ao grupo DPS em troca de uma participação de 15 por cento.
A aventura espanhola da Darty durou apenas cinco anos. A empresa entrou no país com a compra da Menaje del Hogar, em 2007, por 135 milhões de euros, que também se deparava com problemas financeiros. Com um total de 45 pontos de venda, os números do último ano reflectem perdas de 36 milhões de euros, 50 por cento mais que no exercício anterior. Resultados que catalisaram a saída do mercado espanhol, que não representa mais que cinco por cento da facturação global.