A Sonae iniciou a internacionalização da sua área de retalho alimentar através da exportação dos produtos das suas marcas alimentares e está, neste momento, a analisar propostas de internacionalização através do modelo de franquias.
A aposta da Sonae MC no “wholesale” e nas franquias em novos mercados enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sonae, que pretende explorar a base de axtivos e a capacidade de inovação que detém em Portugal através de modelos de expansão “capital light”. “A posição de liderança da Sonae e do Continente no
retalho alimentar em Portugal permitiu acumular um vasto conjunto de competências ao nível da inovação de produto e da gestão de marcas que nos tornam numa referência internacional do sector. A exportação de produtos para outras cadeias de retalhistas internacionais e o “franchising” são, assim, desenvolvimentos naturais do negócio que estamos a testar e que permitem criar valor para a economia nacional.”
O modelo de “wholesale” da Sonae MC aposta na gama de marcas Continente e exclusivas, que beneficiam de um forte reconhecimento no mercado português e apresentam-se como muito competitivas para exportação, mas também em marcas de fabricantes.
A internacionalização da Sonae MC contribuirá, também, para o desenvolvimento de um vasto conjunto de empresas portuguesas, uma vez que 85 por cento dos produtos de marca própria Continente e das marcas exclusivas é produzido em Portugal.