A IKEA e a Marriott estabeleceram uma "joint-venture" para a criação de um "budget hotel", de nome Moxy.
A IKEA irá investir cerca de 500 milhões de dólares na abertura de 50 hotéis na Europa, ao longo dos próximos cinco anos, avança o The Wall Street Journal.
Apesar dos hotéis não estarem equipados com mobiliário da cadeia sueca, muitos dos quartos serão pré-fabricados e depois montados como se de uma peça de mobiliário IKEA se tratasse, num tipo de construção modular que é inédito para o grupo Marriott. O primeiro hotel irá abrir em Milão no início de 2014.
Os hotéis terão entre 150 a 300 quartos, com um preço a rondar os 60 euros. Serão desenhados pela Nordic Hospitality, também responsável pela sua operação. O Grupo Marriott é o "franchiser", contribuindo com a sua base de dados de clientes e reservas e com os sistemas de compras, detendo a marca.
O Grupo Marriott pretende abrir, em regime de "franchising", cerca de 150 hotéis Moxy na Europa nos próximos 10 anos. Alemanha, Áustria, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Itália, Holanda, Dinamarca, Finlância, Noruega e Suécia serão localizações prováveis.