A economia mundial está a mostrar sinais de melhoria depois de seis meses de estagnação, de acordo com uma pesquisa global junto de especialistas em economia efectuada pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) e pelo Instituto Ifo de pesquisa económica, sediado em Munique.
O mais recente estudo “ICC-Ifo Mundial Economic Survey” (WES) mostra um indicador de 94,1 para o primeiro trimestre de 2013, um aumento dos anteriores 82,4 registados no final de 2012, após dois trimestres de declínio. O crescimento global foi impulsionado por um aumento significativo do optimismo dos especialistas para as perspectivas económicas dos próximos seis meses. Apesar disso, a avaliação da actual situação económica melhorou apenas ligeiramente.
O Ifo revela que os dados positivos dos negócios na China e nos EUA, após ter sido evitada a primeira queda fiscal, ajudaram a animar a economia. Outro conforto foi a promessa do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para fazer "o que fosse necessário" para proteger a zona do euro do colapso.