Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Financiamento, carga fiscal e justiça preocupam empresários nacionais
2013-02-11

A avaliação da economia portuguesa feita por 60 gestores de topo de médias e grandes empresas presentes no mercado nacional é negativa. A nota, 9, numa escala de 0 a 20, reflecte a preocupação dos empresários, que colocam no topo da lista de problemas o financiamento (69%), a carga fiscal (52%) e a ineficácia da justiça (51%), de acordo com as conclusões da primeira edição do Barómetro Kaizen, que terá periodicidade trimestral.

Para 2013, os empresários esperam um maior controlo de custos (80%) e aumento das exportações (68%), contra decréscimos na facturação (70%) e rentabilidade (54%). Quanto à inovação, a expectativa é que se mantenha igual a 2012 (45%).

Ainda no lançamento do novo ano, os gestores esperam do Ministério da Economia e Emprego (MEE) que fomente o financiamento das empresas (70%), que crie programas de incentivo às exportações (63%) e de estímulo ao investimento para empresários nacionais (62%). Outra aposta que consideram relevante para a pasta liderada por Álvaro Santos Pereira é a captação de investimento directo estrangeiro (58%).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos