Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae reforça parceria com a EDP para o mercado da electricidade
2013-02-08

A Sonae e a EDP estabeleceram uma nova parceria para o mercado da electricidade, no âmbito da qual vão produzir energia suficiente para abastecer mais de 40 mil habitações durante um ano. Trata-se de um projecto de minigeração solar fotovoltaica, onde a Sonae está a instalar painéis solares, em parceria com a EDP, nos telhados das suas unidades Continente.

Este projecto é o maior do género em Portugal e o 15.º a nível europeu. Considerando apenas as empresas de retalho europeias, o projecto da Sonae é o sexto em dimensão. A Sonae passa a ter 15.867 painéis solares fotovoltaicos, em cerca de 50 mil metros quadrados, que vão produzir 125 Gwh de energia limpa de origem solar ao longo de 25 anos. Iniciativa que permite à retalhista evitar a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2 e a torna na líder nacional na produção fotovoltaica em minigeração.

Esta parceria, anunciada esta quinta-feira na loja Continente Modelo de Torres Vedras, enquadra-se no âmbito do projecto Trevo, que tem como objectivo reduzir a factura energética da Sonae. A retalhista tem vindo a instalar centrais de micro e minigeração nas coberturas das lojas Continente, o que, avança, "permitiu gerar conhecimento das diversas soluções e tecnologias existentes e acumular experiência nesta área", levando agora à assinatura de um acordo com a EDP Serviços. Acordo este que prevê a instalação de 46 centrais de minigeração, 24 das quais já instaladas.

O projecto realiza-se no modelo "energy management", em que a EDP é responsável pelo desenho, engenharia e instalação dos sistemas, realiza o investimento - cerca de seis milhões de euros - e detém a propriedade das unidade de minigeração durante o período de contrato de 15 anos. A EDP vende a energia à rede e paga à Sonae uma parte da totalidade das receitas obtidas, como contrapartida pela utilização do espaço. Após o período do contrato, a propriedade dos sistemas passa para a Sonae, que comercializa a electricidade e recebe a totalidade das receitas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos