A Royal Philips Electronics chegou a acordo com a Funai Electric Co., Ltd. para a transferência das categorias de áudio, vídeo, multimédia e acessórios da sua divisão Consumer and Lifestyle, noticia a Alimarket Electro.
A Funai vai pagar um total de 150 milhões de euros e uma quota de licenciamento da marca, por um período inicial de cinco anos e meio, com opção de renovação por igual período de tempo.
Esta cedência significa que, no segundo semestre, as categorias de áudio, multimédia e acessórios serão transferidas para a empresa japonesa, enquanto o negócio de vídeo será concretizado em 2017. De acordo com Frans van Houten, presidente executivo de Philips, "com esta transacção, estamos a dar mais um passo no sentido da reestruturação da divisão de Consumer and Lifestyle e da transformação da empresa no líder em saúde e bem-estar”.
Para a Funai, este negócio irá permitir consolidar o seu crescimento e a oportunidade de expansão para mercados como o Brasil, Rússia, Índia e China.
Concretizada esta transacção, e após a criação de uma empresa externa na qual participa com 30 por cento do capital para o negócio de televisores, a área de Consumer and Lifestyle ficará centrada nos cuidados pessoais, saúde e bem-estar e pequenos domésticos.
A relação da Philips com a Funai remonta há 25 anos. Em Setembro de 2008, a multinacional holandesa já havia cedido, por um período inicial de cinco anos, o seu negócio de televisores sob as marcas Philips e Magnavox nos Estados Unidos da América e Canadá à Funai, acordo que estipulou que a empresa japonesa assumia o abastecimento, distribuição, comercialização e venda nos referidos territórios e o direito de uso exclusivo daquelas marcas em troca do pagamento de “royalties”.