Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sonae expande retalho especializado para o Norte de África
2013-01-29

A Sonae vai expandir as suas actividades de retalho especializado para o Norte de África no âmbito da sua estratégia de internacionalização. A entrada na região será concretizada através da expansão da marca Zippy para Marrocos, estando prevista a abertura da primeira unidade durante o primeiro semestre.

“A Sonae tem vindo a reforçar as suas receitas internacionais de forma progressiva, aproveitando para diversificar a sua exposição a mercados com fortes dinâmicas de crescimento económico. A entrada da área de retalho especializado no Norte de África marcará um novo passo neste desafio, que tem por base marcas claramente distintivas criadas em Portugal e que apresentam vantagens competitivas em termos internacionais. Esta é também uma boa notícia para o tecido empresarial nacional, visto que cerca de metade dos fornecedores da Zippy são portugueses", comenta Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.

A expansão para Marrocos será efectuada seguindo uma estratégia “capital light”, tendo a Sonae alargado o acordo existente com o Fawaz Alhokair Group. A parceria envolve o "franchising" da marca Zippy e permite à Sonae uma expansão para um novo mercado, beneficiando das sinergias decorrentes dos negócios já desenvolvidos pelo parceiro.

A internacionalização do negócio de retalho especializado iniciou-se em 2008 com a entrada da Sport Zone e Worten em Espanha, a que se seguiu a expansão da Zippy para aquele mercado em meados de 2009. Desde esse ano, a Sonae iniciou um processo de internacionalização, expandindo-se através de lojas próprias, mas também recorrendo a estratégias “capital light”, nomeadamente parcerias e acordos de "franchising". Após o contínuo reforço na Península Ibérica e da expansão inicial para o Médio Oriente, a Sonae SR tem vindo a alargar a sua presença, tendo, no último ano, entrado nos mercados da América Latina, Europa de Leste e do Cáucaso (Ásia), a que se juntará, em 2013, o Norte de África.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos