Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Worten reforça quota de mercado em 2 p.p.
2013-01-24

A Sonae reforçou a sua posição de maior retalhista em Portugal em 2012, ao registar ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Worten e Sport Zone.

O segmento de electrónica de consumo, que representou aproximadamente 70 por cento das vendas da Sonae SR durante o ano de 2012, continuou a reforçar a sua posição de liderança no mercado português com um ganho de quota de mercado estimado em dois pontos percentuais.

No ano passado, as vendas preliminares da Sonae no retalho ascenderam a 4,5 mil milhões de euros, praticamente em linha com o ano anterior. “Como esperado, 2012 foi um ano repleto de desafios para os retalhistas com exposição ao consumo privado em Portugal e Espanha. A redução do rendimento disponível das famílias e o crescente nível de desemprego levaram os consumidores a ajustar e reduzir os seus padrões de consumo, com impactos particularmente evidentes nas categorias mais discricionárias. Neste enquadramento, estamos satisfeitos com a performance de vendas alcançada pelos nossos formatos de retalho, que, na generalidade dos casos, ficou em linha com as nossas expectativas iniciais para o ano de 2012”, comenta Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

No que diz respeito ao retalho alimentar, a Sonae MC apresentou uma redução do volume de negócios de 1,4 por cento face a 2011, para 3.281 milhões de euros. Mais afectado pela contracção do consumo, o volume de negócios da Sonae SR diminuiu cerca de 4,5 por cento para 1.180 milhões de euros.

Não obstante, as vendas internacionais cresceram seis por cento e a Sonae SR alargou a sua presença a um total de 146 lojas no estrangeiro. A área de retalho especializado da Sonae entrou em quatro novos mercados e passou a ter lojas em 10 países de todo mundo. As vendas nos mercados externos representaram mais de 28 por cento das vendas totais do ano, três pontos percentuais acima acima do valor registado em 2011, sendo que a operação em Espanha cresceu 4,2 por cento para 324 milhões de euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos