A Makro inaugurou no final de Dezembro uma nova loja em Madrid, no Paseo Imperial, que cria um novo conceito dentro da categoria “cash & carry”.
Segundo fontes da empresa citadas pela infoRETAIL, o novo ponto de venda, com cerca de 1.600 metros quadrados e denominado de Makro City, procura oferecer aos clientes profissionais um melhor serviço. “Graças à Makro City, que está localizada no centro da cidade, os imprevistos diários serão muito mais fáceis de resolver, já que os nossos clientes podem comprar tudo o que necessitam sem terem de fazer grandes deslocações”. O “slogan” deste novo formato é “15 minutos para chegar, 15 minutos para comprar”, oferecendo soluções de compra rápida para que os clientes possam resolver os seus problemas imediatamente. A loja oferece 5.500 referências, 90 por cento das quais correspondentes a produtos alimentares.
Para José María Cervera, director geral da Makro em Portugal e Espanha, este novo formato marca “um antes e depois na distribuição espanhola”. Representando um investimento de 22 milhões de euros, assenta num modelo de negócio inédito para a Makro, já que não tem mais nenhuma loja do género.
A Makro City poderá vir a ser implementada noutras cidades espanholas, estando algumas localizações em estudo, assim com noutros países, embora não no curto prazo. Em 2013, a tónica está, segundo José María Cervera, colocada nas remodelações de lojas, especialmente em Portugal.
De acordo com a infoRETAIL, em Espanha, a Makro tem uma quota de mercado de 21,2 por cento no formato “cash & carry”.