Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

E.Life apresenta tendências digitais para 2013
2013-01-04

Prevê-se que em 2013 as empresas vão reforçar a sua presença nas redes sociais e o investimento no relacionamento online, segundo a E.Life, empresa de monitorização das redes sociais. Depois das grandes marcas terem percebido o poder das redes sociais como forma de conhecer as opiniões espontâneas do público e estreitar relações com o consumidor final, é a vez das pequenas e médias empresas aproveitarem os recursos que estas redes oferecem.

Estas previsões, de acordo com Alessandro Barbosa Lima, CEO do Grupo E.Life, foram baseadas em estudos e observações empíricas sobre as principais redes sociais.

1. PME's vão investir mais em redes sociais

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 51 por cento das PME's investe nas redes sociais para aumentar o volume de negócios. A tendência para investir mais nos negócios online e nas redes sociais para chegar ao consumidor final vai continuar em 2013.

2. Das métricas aos KPI's - redes sociais sobem na escala de prioridades das empresas

Melhorar os negócios de uma empresa através das redes sociais é agora mais claro. Os dados recolhidos nas redes sociais sobre os hábitos dos consumidores provaram ser uma mais-valia para os negócios de qualquer empresa. Se já 2012 várias marcas relançaram produtos, mudaram embalagens ou investiram em serviços a partir de "insights" obtidos em redes sociais, em 2013 os resultados terão impactos ainda mais profundos no marketing e planeamento estratégico das empresas.

3. Big Data

A explosão de informação na Internet, em particular nas redes sociais, permite perceber que vai ser preciso lidar com um volume exponencial de dados em 2013. As redes sociais vão ser obrigatórias no marketing digital. Serão essenciais novas infra-estruturas, maior largura de banda, bancos de dados e algoritmos.

4. Social TV para cobertura de conteúdos televisivos

O hábito de ver televisão enquanto se utiliza a Internet já está enraizado e o crescimento é exponencial. Cada vez mais pessoas comentam o que estão a ver.

O que se prevê para 2013 é que as plataformas de Social TV sejam uma ferramenta essencial à curadoria de conteúdos e que forneçam mapas acerca de conteúdos televisivos que podem ser convertidos em "apps" que vão guiar o telespectador na programação a seguir. Também se prevê que as empresas apostem mais no uso das "hashtags" para criaram uma maior ligação com os consumidores.

5. Mobile

Dispositivos móveis como "smartphones" e "tablets" permitem cada vez mais o acesso a redes sociais e assumem um grande papel visto que fazem parte da vida dos consumidores em todo lado e a toda a hora. Conteúdos e aplicações para "smartphones" e "tablets" vão continuar a ser uma tendência no ano de 2013.

6. Social CRM: maior participação no atendimento ao consumidor e novos formatos

Cada vez mais pessoas fazem as suas reclamações através das redes sociais. A gestão de reclamações e a criação de aplicações próprias para atendimento são tendências para o próximo ano. Prevê-se que sejam desenvolvidas plataformas onde os próprios consumidores respondem a dúvidas mais comuns de outros consumidores que não exijam recurso a dados da empresa.

7. SaaS em todo o lado

O Software as a Service (SaaS) cresce e diversifica-se, é cada vez mais alargada a oferta de plataformas online com finalidades diversas. A Amazon, a Microsoft e a Google já estão a apostar neste tipo de serviço, feito em “nuvem”. Esta forma de negócio disponibiliza serviços online mediante valores mais baixos permitindo a muitas empresas o acesso a novas funcionalidades.

8. Redes sociais como forma de sugestão de compra

O uso de "smartphones" com GPS e os "likes" do Facebook vão permitir desenvolver aplicações para sugestão de compras nos pontos de venda físicos. O objectivo das aplicações é divulgar nas redes que se está a “gostar” de uma promoção ou a visitar uma loja. Em 2013, vão ser mais os comerciantes a desenvolver programas de fidelidade baseados nas redes sociais.

9. Realidade aumentada

Em 2013, a realidade aumentada tende a ser um ponto forte de atracção e fixação do cliente especialmente nos centros comerciais e grandes superfícies. Aplicações para reconhecer embalagens e passar mais informações sobre um ou outro produto vão destacar e posicionar produtos no ponto de venda.

As novas tendências para 2013 traduzem-se em inovação e novas aplicações para dispositivos móveis em crescente penetração. A percepção do valor das redes sociais nas empresas também faz parte do futuro próximo dos negócios.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos