Os consumidores de hoje estão cada vez mais conscientes do valor dos bens e serviços, interactivos, multiculturais, orientados para um estilo de vida saudável, socialmente responsáveis e sempre ligados. Nos mercados desenvolvidos, a aparência pessoal e o bem estar são prioritários face à acumulação de bens materiais.
A Euromonitor identificou 10 tendências macro para os próximos cinco anos nos mercados de consumo:
1. A procura de valor
Um dos resultados da recessão é que os consumidores se tornaram mais cautelosos sobre como, quando e onde compram. Com a recuperação a ser lenta e os níveis de desemprego a permanecerem altos, esta mentalidade irá manter-se nos próximos cinco anos.
2. Uma abordagem prudente ao crédito
Desde o início da recessão, os consumidores nos mercados desenvolvidos privilegiam viver com os seus próprios meios, tendendo a contrair créditos apenas para compras maiores e específicas.
3. Poder pessoal
Nesta época de maior cautela, os indivíduos estão a assumir eles próprios a tarefa de pesquisar e de formar opiniões, tendo um papel mais activo no desenvolvimento e promoção dos produtos.
4. Consumismo multicultural
As sociedades estão a tornar-se mais multiculturais e os mercados desenvolvidos vêem um maior influxo de trabalhadores e estudantes estrangeiros. Nos Estados Unidos, os bebés de minorias culturais representaram a maioria dos nascimentos em 2012 pela primeira vez.
5. Luta contra a obesidade
Apesar das tendências crescentes para a saúde e bem-estar, as taxas de obesidade atingiram níveis recorde e continuam a crescer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as taxas de obesidade duplicaram desde 1980.
6. Novas atitudes face ao envelhecimento
Com o envelhecimento das populações e as sociedades a tornarem-se mais liberais, as atitudes face à juventude e envelhecimento mudaram, com as fronteiras entre as idades a esbaterem-se no que toca à moda e aos estilos de vida.
7. Consumo baseado na experiência
Desde o início da recessão, os consumidores nos mercados desenvolvidos procuram mais experiências diferenciadoras.
8. O crescimento da responsabilidade social
Apesar de uma maior consciência para o valor, existem sinais de maior compaixão e responsabilidade social.
9. Recusa dos químicos
À medida que crescem as preocupações com a saúde e o bem-estar, a procura por ingredientres naturais aumenta em todas as áreas, desde a alimentação à higiene.
10. Mobile cocooning
Os consumidores estão cada vez mais "viciados" em dispositivos inteligentes, como smartphones e tavlets, que lhes permitem desempenhar várias tarefas em qualquer momento.