Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses continuam a preferir centros comerciais para as compras de Natal
2012-12-10

74 por cento dos consumidores portugueses afirma que prefere fazer as compras de Natal em lojas de centros comerciais. No entanto, existe uma ligeira subida nas intenções de compra dos presentes de Natal nos hipers e supermercados (66 por cento, mais oito por cento em relação a 2011) e nas lojas do chinês (17 por cento, mais cinco por cento do que em 2011).

No inquérito verifica-se ainda que as intenções de compra em centros comerciais vão diminuindo com a idade. Enquanto 88 por cento dos jovens entre os 18 e os 34 anos indica que estes são os seus espaços de eleição para as compras nesta altura do ano, apenas 44 por cento dos inquiridos entre os 55 e os 65 anos o refere e uma parte significativa desta faixa etária (50%) menciona que costuma recorrer ao comércio tradicional. No comércio tradicional encontra-se uma tendência inversa ao que acontece com as compras nos centros comerciais e as intenções de compra nestes espaços tendem a aumentar com a idade (39 por cento entre os indivíduos dos 18 aos 24 anos e 50 por cento na faixa etária dos 55 aos 65 anos).

Na análise do Observador Cetelem destaca-se ainda o caso especifico dos inquiridos do sul do país que colocam as lojas do chinês no terceiro lugar da tabela das preferências de locais para as compras de Natal. 23 por cento afirma que prefere este tipo de comércio ao comércio tradicional (apenas referido por nove por cento dos inquiridos). Os habitantes da região de Lisboa preferem maioritariamente as lojas de centros comerciais (85 por cdnto contra uma média nacional de 74 por cento).

O estudo mostra ainda que a maioria dos portugueses faz as compras natalícias até duas semanas antes (43%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos