Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sector da distribuição subscreve acordo para redução dos sacos de plástico
2012-11-28

Portugal é um dos primeiros países a ter um acordo voluntário sobre sacos de plástico. O objectivo é reduzir o potencial impacto ambiental através de um compromisso concertado do sector da distribuição.

Até ao momento, aderiram ao acordo a Sonae, Jerónimo Martins, Companhia Portuguesa de Hipermercados (Grupo Auchan), IKEA, Decathlon, DIA Portugal, Staples, Fnac, Aldi, AKI e Leroy Merlin.

As empresas que subscrevem o acordo comprometem-se a adoptar iniciativas que contribuam para a mudança de comportamentos junto dos consumidores e demonstram uma postura e prática que visam a redução do impacto ambiental dos sacos de plástico, através de uma diversidade de soluções adequadas à natureza das suas actividades. Promover alternativas aos sacos de plástico e melhorar a sua pegada ecológica são algumas das iniciativas contempladas.

O acordo enquadra-se nos compromissos definidos para a APED no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente, em Novembro de 2010, relativo à implementação do Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos. Esta iniciativa justifica-se também com base na atenção crescente da Comissão Europeia sobre o tema.“A APED e os seus associados pretendem assumir cada vez mais um papel activo nesta problemática e contribuir para uma utilização mais racional dos sacos, apostando na sensibilização dos consumidores para a sua reutilização e na disponibilização de alternativas aos sacos de plástico. A exemplo destaca-se o Saco Verde da APED, que desde o seu lançamento vendeu mais de 10 milhões e 654 mil unidades”, afirma Ana Isabel Trigo Morais, directora geral da APED.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos