Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Investidores acreditam que Portugal poderá ser uma terra de oportunidades em 2013
2012-11-21

Segundo o mais recente estudo da consultora imobiliária CBRE, muitos investidores continuam a mostrar interesse em Portugal e acreditam que, nos próximos 12 meses, haverá oportunidades no mercado imobiliário.

No que diz respeito às oportunidades de investimento no futuro, 58 por cento dos investidores afirma que haverá oportunidades no mercado nacional. Apenas 47 por cento dos inquiridos refere que Portugal apresentou boas oportunidades de investimentos nos últimos 12 meses, sendo que algumas respostas positivas vêm de investidores que começam a aparecer em Portugal atraídos pelos produtos com preços muito interessantes. “Enquanto Portugal se aproxima do final de um ciclo imobiliário e continua o esforço para equilibrar a dívida pública, a opinião dos investidores está dividida, entre a precaução e a confiança no país, como um destino de investimento. Vários investidores ainda precisam de uma imagem clara da situação económica de Portugal, ou alguns sinais de melhoria, para considerarem investir, mas existe um grupo mais optimista, que claramente acredita que nos próximos 12 meses existirão excelentes negócios”, comenta Tim Seconde, associate director do departamento de Capital Markets.

Ainda assim, a maioria dos inquiridos refere a cautela quanto ao mercado português. Segundo o estudo, 43 por cento dos inquiridos que estão a desinvestir em Portugal cita uma falta de confiança no desempenho económico. No grupo de inquiridos que não está a investir em Portugal, 28 por cento responde que não está a investir por falta de oportunidades a bom preço, 28 por cento refere ainda que congelou temporariamente o investimento em Portugal e 16 por cento afirma que o mercado não vai entrar já em recuperação.

O estudo aponta que, enquanto ainda há impasse entre alguns investidores, alguns compradores estão agora a analisar potenciais investimentos seguros e com retornos altos. No entanto, quase metade das respostas dos investidores que estão activos (44%) refere que apenas comprariam activos muito específicos, como por exemplo hotéis ou investimentos com rendimento a largo prazo. O estudo acrescenta ainda que 33 por cento dos investidores compradores refere que os preços estão mais realistas e adequados à conjuntura e 11 por cento diz que o mercado português apresenta bons motivos para investir.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos