Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Consumidores continuam a adaptar o consumo para cortar nas despesas
2012-11-05

A confiança dos consumidores aumentou, a nível global, um ponto no terceiro trimestre, atingindo um índice de 92 e subindo quatro pontos comparativamente ao mesmo período de 2011, revelam os dados da Nielsen.

A pesquisa, realizada entre 10 de Agosto e 7 de Setembro, mostra que a confiança cresceu em 52 por cento dos mercados analisados pela consultora. Mesmo assim, a Nielsen sublinha que os resultados reflectem uma tendência que não se pode considerar nem positiva nem negativa, já que os consumidores continuam muito cautelosos.

De acordo com o estudo, 62 por cento dos inquiridos diz que o seu país está em recessão, valor que comprara com os 57 por cento do trimestre anterior e que é consistente com os resultados do período homólogo de 2011. Dos que afirmam que estão em recessão, metade acredita que a situação se manterá por mais um ano.

O número de europeus que acredita que o seu país está em recessão cresceu de 71 por cento, no segundo trimestre, para 75 por cento, no terceiro. Este sentimento também aumentou sete pontos percentuais na região da Ásia-Pacífico, para 52 por cento, e quatro pontos na América Latina, para 53 por cento.

Face à situação económica, 69 por cento dos consumidores adaptou os seus hábitos de consumo para cortar nas despesas do lar. Valor que reflecte um aumento de dois pontos percentuais relativamente ao trimestre anterior e de três pontos face há um ano. Metade dos inquiridos confirma que compra menos roupa nova e cortou nas despesas de entretenimento fora do lar. 47 por cento poupa no gás e na electricidade, 39 por cento mudou para marcas mais baratas ao nível da mercearia e 33 por cento reduziu os gastos com telefone.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos