Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
PME implementam novas soluções de TI para ultrapassar a crise
2012-10-24

As pequenas e médias empresas (PME) portuguesas estão a aumentar o investimento em novas soluções tecnológicas para minimizar o impacto da crise e aumentar a competitividade, revela o estudo "As TIC e a competitividade das PME" da IDC.

As soluções de “cloud computing”, “big data”, “social business”, banda larga móvel e a aposta em equipamentos e aplicações móveis estão entre as principais tendências apontadas pelo estudo. “Apesar do cenário económico recessivo e da redução de despesas com tecnologias de informação e comunicações, as PME têm vindo a investir na adopção de novas tecnologias, nomeadamente na implementação de soluções de 'cloud computing' e mobilidade. Esta tendência deverá manter-se nos próximos 12 meses”, explica Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal.

A generalidade das organizações de pequena e média dimensão sublinha o impacto positivo destas tecnologias no negócio, indicando a melhoria da informação de suporte à decisão e dos processos de negócio como os principais benefícios. A maioria das organizações inquiridas refere, ainda, que alcançou uma melhoria significativa da produtividade dos colaboradores e do relacionamento com os clientes.

A grande maioria das PME revela que, apesar da aposta em estratégias de internacionalização e de desenvolvimento de novos produtos e serviços, tem adoptado também estratégias de identificação e redução de custos para manter a competitividade. O estudo da IDC indica que o novo paradigma tecnológico, designado de economia inteligente, suportado por um conjunto de pilares tecnológicos, está a ter um impacto profundo na própria reorganização das actividades das PME.  

Segundo os analistas da IDC, as PME no território nacional têm uma infraestrutura tecnológica de suporte ao negócio e actividades com algum grau de sofisticação. A maioria das organizações tem uma elevada taxa de penetração de computadores pessoais, procedeu à implementação de servidores e iniciou, mais recentemente, o processo de consolidação e virtualização destes equipamentos e procedeu também à implementação de soluções de gestão de negócio na maioria das áreas funcionais.

 Para além do impacto no negócio, a generalidade dos inquiridos considera que estas tecnologias são vitais para o sucesso do negócio das suas organizações no território nacional, assim como acreditam que podem desempenhar um papel crucial para que as suas organizações possam ultrapassar o actual cenário económico.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos