Governo chinês implementa medidas para incentivar o crescimento do mercado electro
O governo chinês está a tomar algumas medidas para impulsionar a actividade económica do país, depois dos principais indicadores terem apontado para uma grande desaceleração no crescimento económico. Algumas das medidas concernem a área da tecnologia, através da introdução de programas de subsidiação para incentivar a compra destes equipamentos.
De acordo com a Euromonitor, as medidas de estímulo económico devem combinar facilidades financeiras e a intervenção ao nível fiscal. A recessão de 2008-2009 despoletou uma série de medidas fiscais, destinadas a estimular a procura interna, face à queda das exportações. Uma das medidas foi a venda, em regime de subsidiação, de electrodomésticos aos consumidores chineses das zonas rurais. Dado o sucesso deste programa, um similar poderá ser implementado no início de 2013, caso os mercados de exportação continuem a mostrar alguma fraqueza, levando à quebra da produção industrial. Caso este programa venha a ser desenvolvido, o mercado electro chinês deverá crescer mais do que os sete por cento previstos para 2013 e 2014.
A desaceleração económica também poderá ter tido um papel na antecipação dos planos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês de lançar um concurso para o licenciamento do espectro do 4G, que estava previsto para 2014 mas que deverá ser antecipado para o terceiro trimestre de 2013. Os operadores de telecomunicações chineses devem agora expandir fortemente as suas redes 4G, criando uma maior procura para os novos dispositivos LTE e beneficiando os fabricantes locais.